Marco Antônio de Oliveira Tessarotto e Ana Paula da Rosa
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

O presente resumo descreve a ocorrência de um fenômeno comunicacional em acoplamento numa comunidade quilombola no Estado da Paraíba, envolvendo jovens que passaram a ter acesso às dinâmicas interacionais das redes digitais recentemente. Esta análise é um recorte da tese em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na UNISINOS. Ao descrever os passos e atualizações das representações imagéticas de jovens quilombolas na rede social Facebook constatamos um movimento de tensionamento das ofertas postadas, o “real virtual se distanciou do real dado” (AZEVEDO, 2015). Uma análise inferencial demonstrou que as materialidades enunciadas no período pré e pós-eleitoral em 2018 passaram a afetar e disparar processos sociais “deslizantes” e não convergentes no interior da comunidade tradicional. Em decorrência deste fenômeno, a maior fragilidade dos laços sociais e as disputas pelos discursos de referencialidade políticas direcionaram as ofertas enunciadas no meio Facebook para espaços outros, marcados por intemporalidades no uso do Stories no Facebook. Nesta dinâmica descrita foi possível verificar “um recuo” e silenciamento dos registros e memórias na rede, o RDV (Resto Da Vida, o “real”) passou a atravessar as lógicas do virtual (RENDEIRO, 2011). A proposta do artigo versará sobre um fenômeno diverso, onde as representações destes jovens passam, novamente, a se fixar na linha do tempo do meio Facebook. Esta mudança converge, em sintonia com o trabalho desenvolvido a partir de maio de 2019, com rodas de conversa e de diálogo ofertadas entre os jovens na comunidade. As oficinas de formação humana abordam temáticas sensíveis, a exemplo dos laços afetivos e da sexualidade. Os encontros quinzenais, sob um olhar inferencial, fortaleceram os laços da solidariedade orgânica, unindo os dois grupos e vertentes discursivas opostas. O projeto de intervenção em andamento e as extrações retiradas no fluxo do Facebook demonstram à priori, uma nova roupagem estética e imagética destes jovens, assumindo um caráter mais impositivo e gradativamente retomando o status do período anterior às eleições de 2018. Neste outro cenário, a representação do totem imagético se sacraliza novamente pela experiência coletiva e do reconhecimento em circulação (ROSA, 2012). As oficinas reabastecem estas identidades e “eus” com nova e outra potência de força simbólica cujas ofertas enunciadas passam a transpor barreiras da fugacidade na rede social Facebook.

 

Abstract

This abstract describes the occurrence of a communicational phenomenon in coupling in a quilombola’s community in the State of Paraiba, involving young people who have had access to the interactional dynamics of digital networks recently. This analysis is a clipping of the ongoing thesis in the Graduate Program in Communication Sciences at UNISINOS. When describing the steps and updates of the imagery representations of black youngers on the Facebook’s social network we found a movement of tensioning of the offered offers, the "virtual real distanced itself from the real data" (AZEVEDO, 2015). An inferential analysis showed that the materiality’s enunciated in the before and after election period in 2018 began to affect and trigger "sliding" and non-convergent social processes within the traditional community. As a result of this phenomenon, the greater fragility of social ties and disputes over political referential discourses directed the offers set out in the Facebook medium to other spaces, marked by timelessness in the use of Stories. In this described dynamic it was possible to verify "a recoil" and silencing of records and memories on the network, the RDV (Rest of Life, the "real") began to go through the logics of the virtual (RENDEIRO, 2011). The proposal of the article will deal with a different phenomenon, where the representations of these young people are again fixating on the timeline of the Facebook’s media. This change converges in line with the work developed from May’19 consisting of wheels of conversation and dialogue among young people. Human formation workshops address sensitive themes, such as affective ties and sexuality. The fortnightly encounters, under an inferential gaze strengthened the bonds of organic solidarity, uniting the two opposing discursive groups and aspects. The ongoing intervention project and extractions taken from the Facebook’s stream demonstrate in beginner, a new aesthetic and imagery clothing of these young people, assuming a more imposing and gradually resuming the status of the period prior to the 2018 elections. In this other scenario, the representation of the imagery totem is re-sacred by the collective experience and recognition in circulation (ROSA, 2012). The workshops replenish these identities and selfies with new and another power of symbolic force whose enunciated offerings begin to cross barriers of fugacity on the social network Facebook.

 

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