Maria do Carmo Pasquali Falchi e Pedro Gilberto Gomes
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

Ao falarmos no intercruzamento dos campos da comunicação e da saúde, é possível perceber que, em geral, os meios de comunicação tradicionais abordam a questão da saúde em ocasiões específicas. Assim, alguns tópicos ganham destaque, enquanto outros assuntos acabam ficam fora dos circuitos midiáticos tradicionais. A proposta deste artigo é observar o uso das lógicas de midiatização pelas pacientes com Síndrome de Turner, a partir da apropriação de dispositivos midiáticos em redes digitais. Neste artigo será apresentado o caso da página do Facebook Turner Syndrome Global Alliance (TSGA). Esta página tem a característica de ser “ De familiares de pacientes para portadoras e seus familiares”. Apesar de ter um viés de conscientização, ela não busca difundir conhecimento sobre a síndrome para o grande público, serve mais como um recurso para quem está buscando informações, e também não visa uma interação direta. É possível dizer que com a ambiência da midiatização mudanças aconteceram na interface Comunicação e Saúde: informações não estão centradas só nos especialistas e as pessoas estão mais preocupadas com o cuidado de si.

 

Abstract

When we talk about the intersection between the fields of communication and health, it is possible to verify that in general the mass media address health issues in specific situations. Thus, some topics stand out, while others stay out of the media circuit. This article aims to observe the use of midiatization logics by the patients with Turner Syndrome from the appropriation of media devices on digital networks. In this article it will be presented the case of the Facebook page Turner Syndrome Global Alliance. This page has the characteristic of being “from relatives of patients to patients and their relatives”. Despite the awareness bias, the page does not spread knowledge about the syndrome, it works as an information resource, and it does not stimulate the interaction between the followers. It is possible to say that with the midiatization ambience, some changes happen on the health communication field: information is just not centered on experts and people are more concerned about taking care of themselves.

 

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