Os trabalhos submetidos ao Colóquio Semiótica das Mídias deverão tratar de temas afins ao Pentálogo, constituir-se de contribuições da semiótica para estudos de comunicação ou relacionar-se com a modalidade de comunicação midiática.

 

RESUMO


Uma proposta de comunicação deverá se fazer através de resumo com as seguintes características: texto com 100 a 250 palavras, precedido de título, nome do autor e da instituição e sucedido de 3 a 5 palavras-chave.

O resumo deverá abordar os objetivos, problema de pesquisa, estágio do seu desenvolvimento e articulações explicitas com o tema anual do Pentálogo, ou com ângulos afins à semiótica da comunicação midiática. Deve ser composto, em parágrafo único, de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos.

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

TEXTOS COMPLETOS


Os autores dos resumos aprovados e apresentados no Colóquio Semiótica das Mídias deverão remeter seus textos completos até o dia <data a ser definida>, para publicação nestes Anais, considerando os seguintes aspectos:

O texto deve ter até 15 páginas, no formato A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre as linhas de 1,5 e justificado. (Clique AQUI ou na imagem ao lado para fazer download do template, em Word, para formatação do seu texto para os Anais do V Colóquio)

As citações longas e as notas de rodapé deverão ser apresentadas também na fonte Times New Roman, tamanho 10. As citações devem ser justificadas, sem abertura de parágrafo, e ter um recuo à esquerda de 4 cm e sem o uso de aspas.

O texto deve ser composto dos seguintes itens:

  • Título e subtítulo (se houver), separados por dois pontos (:), na mesma língua do texto*;
  • Subtítulo em inglês;
  • Autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo, que deve aparecer no rodapé indicados por asterisco;
  • Instituição
  • Resumo na mesma língua do texto;
  • Palavras-chave, que devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;
  • Abstract;
  • Keywords, que devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;
  • As diferentes seções do texto devem ser numeradas com algarismos arábicos, podendo estas ser primárias (1, 2, 3...), secundárias (1.1, 1.2, 2.1...), terciárias (1.1.1, 1.1.2, 2.1.1...) quaternárias (1.1.1.1, 1.1.1.2, 2.1.1.1...) e assim sucessivamente.
  • As citações devem ser referidas pelo sistema autor-data, ou seja, pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável, ou ainda, pelo título de entrada (caso a autoria não esteja declarada), seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses.
  • As imagens (fotos, ilustrações, tabelas, gráficos, infografias...) devem ser dispostas no corpo do texto próximas ao ponto onde são citadas.
  • As referências bibliográficas são obrigatórias e devem ser referidas de acordo com a NBR 6023, da ABNT.

* Caso o artigo seja redigido em língua estrangeira, este deve ser acompanhado de título, resumo e palavras-chave em português.

 

POLÍTICA DE ACESSO GRATUITO AOS TEXTOS


O Colóquio Semiótica das Mídias se constitui em um dos produtos do Pentálogo e visa a promover a circulação de conhecimentos sobre o funcionamento das mídias. Para tanto, propõe, segundo dois níveis, o acesso gratuito aos textos: via submissão de textos para serem debatidos e colocando disponíveis os arquivos para consulta e uso de interessados, desde que citada a fonte.