Lúcia Lemos
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

 

Resumo

A atividade do jogar adquire diferentes sentidos, se pensarmos que a sociedade organiza o processo comunicativo criando vínculos entre os membros da sociedade. Que compartilham o gosto “de gostar” do lúdico e das práticas cotidianas que compõem a cultura. Recupera-se Huzinga quando advoga que a noção do jogo é fator fundamental, presente em tudo o que acontece no mundo natural, que ultrapassa os limites da atividade e da sua essência para adquirir função significante. E assim se dá nos jogos digitais ou games que, mesmo considerando possuírem uma realidade autônoma, podem acontecer em planos afastados do vivido ou se constituírem parte deste. Tradicionalmente vistos como de caráter lúdico, adquirem outros direcionamentos, com estatutos de estética e aplicações no plano da comunicação e aprendizagem. Estas passam a apresentar sentido de relevância a partir do entendimento de que tais práticas, são incorporadas nas atividades técnico-pedagógicas. O gostar de jogar games e de seus diferentes conteúdos se fazem contexto de debates, na atualidade, quando se introduz a ideia de serem incluídos como uma das atividades que dão sentido às competições colegiais. Equivale dizer que o estatuto do gosto lúdico, comunicativo e educacional se amplia para outras ordens de significação, como esportes, estabelecidos como parte da vida colegial e fonte de renda para algumas escolas. Competições profissionais de jogos eletrônicos digitais se tornaram populares ao redor do mundo, por anos. Agora, elas passam a ter o campus universitário como lócus do jogar games, de maneira séria. Objetiva-se investigar qual seria a missão do desenvolvedor/e ou monitor jogador experiente para que os jogadores se sintam estimulados a jogar e a competirem nesse novo espaço? Bem como entender melhor de que maneira os e-Sports podem ser vistos por uma abordagem semiótica. Pressupostos teóricos da Semiótica de Landowski são base para o entendimento, bem como produções acadêmicas partilhadas no SBGames, em sítios de universidades e em redes de partilha de conhecimentos, como Researgate.com.

 

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