Maísa Carvalho de Souza Viega
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

 

Resumo

Num contexto de ampla inserção midiática, presencia-se um arquivamento sem precedentes de dados e uma contínua reescrita da memória possibilitados, entre outros, pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Este trabalho parte da premissa de que o cinema é um meio de comunicação que cria e acomoda uma “classe privilegiada” de imagens e narrativas das cidades; e integra, ao lado de outras mídias, as mobilizações visuais da cultura pelas quais as cidades são pensadas, vividas e lembradas. Esta pesquisa investiga os discursos a respeito da capital fluminense e mais notadamente do modo de vida urbano em circulação no filme Rio, Eu Te Amo (2014). Interessa-nos perceber quais memórias sobre a cidade do Rio se movimentam em um filme coletivo e contemporâneo a fim de compreender se existe nessa produção midiática um indício de reescrita da memória. A discussão teórica apoia-se na interlocução entre memória, cidade e cinematografia urbana. Quanto a metodologia, efetua-se abordagem predominantemente qualitativa e faz-se uso conjugado das análises de conteúdo e fílmica.

 

Abstract

In the context of large media insertion, we are presented with an unprecedented storage of data and a continuous rewriting of memory which are enabled, among others, by the development of information and Communication Technologies. This work is based on the premise that cinema is a way of communication that creates and accommodates a “privileged class” of images and narratives of the cities; and integrates, along with other media, the visual demonstrations of culture by which cities are conceived, experienced and remembered. This research investigates the discourses about Rio and the urban way of life in Rio, I Love You (2014). We observe that memories about of Rio move in a collective and contemporary film. The theoretical discussion relied on dialog between memory, media and urban cinematography. As for the methodological procedures, is predominantly approach in qualitative and it is use in conjunction of the content and films analysis.

 

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