Natália de Sousa Aldrigue
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

A mobilidade faz parte da nossa sociedade, determinando muitas vezes os modos de vida do cidadão. Esse novo olhar transforma o nível dos usos, pois, não importa mais a duração e sim a velocidade em que o mundo gira. Nesse cenário, o desejo se torna o produto básico e é nele em que se inspiram as propagandas turísticas, assim, não importa mais observarmos os fins, mas sim as ações de interações que estão no processo. O consumidor/usuário/telespectador não está mais no final do processo, para ele não interessa só o “chegar lá”, mas sim como “chegar lá”, estar interagindo no processo, estar nas ruas. Partimos, assim, que, na sociedade em midiatização, não são os meios, ou as tecnologias, ou as indústrias culturais, que produzem os processos, mas sim todos os participantes sociais, sujeitos e instituições que acionam tais processos e conforme os acionam. Saímos, então, dos escritórios e vamos à rua, onde as instituições de turismo utilizam a mídia não só como uma ferramenta de sua divulgação, mas como uma forma de chegar mais próximo ao seu consumidor/turista. Analisamos, neste nosso estudo, as páginas da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIHPB) e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) na rede social facebook. Pretendemos, com isso, observar como essas duas instituições, uma de cunho público e outra privado, intensificaram-se mais em sites e páginas em redes sociais, saindo das versões clássicas para divulgar seu produto, criando assim, um novo jeito de se fazer turismo.

 

Abstract

Mobility is part of our society, often determining the ways of life of the citizen. This new look turns the level of uses, because it doesn't matter the duration but the speed at which the world revolves. In this scenario, the desire becomes the base product and is him in inspired by the tourist advertisements, so it doesn't matter we observe the purposes, but rather the actions of interactions that are in the process. The consumer/user/viewer is no longer at the end of the process, for it doesn't matter just the "getting there", but rather as "get there" be interacting in the process, be on the streets. We, therefore, that, in society in mediatizacion, are not the means, or the technologies, or the cultural industries, which produce the processes, but all participants, subject and social institutions that trigger such processes and as the trigger. We, then, of offices and go to the street, where tourism institutions use the media not only as a tool of its disclosure, but as a way to get closer to your consumer/tourist. We analyze, in our study, the pages of the Brazilian Association of the hotel industry of Paraíba (ABIHPB) and Paraíba tourist company (PBTur) in the social network facebook. We want to see how these two institutions, one public and one private initiative, have intensified more in websites and social networking pages, leaving the classic versions to publicize your product, thus creating a new way to do tourism.

 

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