Texto por Antônio Fausto Neto

A edição de número 29 da revista DeSignis (Série Transformaciones), que foi publicada em setembro passado, homenageia a memória de Eliseo Verón ao abordar a “Semiosis Social” como seu tema central. Reúne 21 artigos assinados por pesquisadores de várias nacionalidades, e tem ainda como base alguns trabalhos que foram apresentados em colóquio realizado em setembro de 2014, quando o Centro Internacional de Ciências Semióticas (CISS) da Universidade de Urbino (Itália) homenageou a memória do ilustre colega, em torno de reflexões sobre a sua trajetória de ensino e de pesquisa, em diferentes âmbitos acadêmicos. O número especial da DeSignis foi coordenado pelos pesquisadores Lucrécia Scudero, Oscar Traversa, Mariza Soto e Paolo Fabbri. Referida edição está organizada em torno de 4 perspectivas: 1) Cenários; 2) Ponto de Vista; 3) Perspectivas e 4) Discussão. Recebe a colaboração, através de artigos, de vários amigos, interlocutores, colegas de trabalhos e de projetos de Verón, em vários contextos de diferentes países, como: Suzanne Cheveigné; Sophie Fischer; Carlos Sluzki; Antonio Fausto Neto; Oscar Traversa; Stefanie Averbeck-Lietz; Betty Ammann; Oscar Steimberg; Maria Teresa Dalmasso, Lucrecia Escudero Chauvel, Jean Mouchon, Maria Elena Bitonte, Sandra Valdettaro,  Mario Carlon, Gastón Cicoglani, Mariano Fernandéz, Guillermo Olivera, Marita Soto, Paolo Fabbri,  Rolando Martinez Mendonza, José Luiz Petris e Eduardo Gallego Krause.

Na apresentação da obra, Lucrecia Escudero Chauvel e Paolo Fabbri destacam que a ambição principal deste número é incluir, além dos que estavam no seminário de Urbino, aqueles outros que em diferentes circunstâncias e contextos fizeram parte do universo de amigos, admiradores e leitores de Eliseo Verón. Além de sua extensa obra editorial, o falecido colega foi professor emérito da Universidad San Andreas; do mestrado em Estratégias de Comunicação da Universidade Nacional de Rosário, onde recebeu o título de doutor honoris causa; diretor de estudos associados da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais na França; recebeu o título de pesquisador concedido pela Unesco, além de presidente de honra do CISECO.

Abaixo, destacamos alguns dos livros de Eliseo Verón, publicados na Espanha, França, Argentina, Brasil, especialmente no programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos sobre “Lula presidente: televisão e política na campanha eleitoral”, juntamente com Antônio Fausto Neto e Antônio Albino Rubim. Foi coautor do livro que marcou a instalação do CISECO no Brasil, juntamente com os professores Jean Mouchon e Antônio Fausto Neto – “Transformações da midiatização presidencial: corpos, relatos, negociações, resistências”, pela Difusão Editora, São Paulo. O número especial da revista DeSignis pode ser acessado na internet. Link do pdf da edição especial da revista DeSignis em homenagem a Eliseo Verón: http://www.designisfels.net/publicaciones/revistas/29.pdf