Já está disponível no site do Globo Universidade o vídeo com a entrevista, legendada, do professor Umberto Eco, da Universidade de Bolonha, concedida ao professor Eliseo Verón, da Universidade de San Andrés, de Buenos Aires.

A entrevista foi gravada em 3 de agosto de 2009, na Itália, para o Pentálogo Inaugural do CISECO, já que Umberto Eco não pode, por motivos de saúde, fazer-se presente a Japaratinga, em Alagoas como previsto inicialmente.

No vídeo, Eco e Verón tem uma conversa de 40 minutos sobre a transformação da figura presidencial. entre outras idéias, o professor italiano defende que, nas sociedades midiáticas formadas por centenas de milhões de pessoas, a democracia representativa é impossível. A partir do presidente Kennedy, segundo Eco, a imagem passou a ser fundamental na vida política e, com isso, pouco a pouco foi se estabelecendo o fim da democracia representativa.

Durante uma semana, a partir de 29 de março, o vídeo completo da entrevista com 40 minutos, pode ser visto no site do Globo Universidade.

Quem perder a entrevista em apenas um vídeo neste período, pode acessá-la também na página do Globo Universidade com informações sobre o Pentálogo Inaugural, onde estão disponíveis dois vídeos de 20 minutos. Clique aqui para acessar o site.

Quem tiver interesse numa cópia do vídeo em DVD, com qualidade superior a que está no site, precisa entrar em contato com o Globo Universidade e assinar um Termo de Autorização de Uso.