O VIII Colóquio Semiótica das Mídias que ocorrerá no dia 27 de novembro de 2019, durante a realização do Pentálogo X, nas instalações do hotel Albacora, compreenderá a apresentação de trabalhos de 146 participantes – variando entre um e dois autores por cada trabalho inscrito. Seus autores são pesquisadores, profissionais, estudantes de pós-graduação e de graduação. Neste ano, cerca de 30 instituições do país e do exterior são representadas nos quase 100 trabalhos que foram inscritos para a edição deste ano. A midiatização será um dos principais assuntos tratados nessas exposições, através de articulações com outros subtemas, que examina os modos através das quais operações e midiatização afetam diferentes práticas sociais, como: política, religião, saúde, cidadania, educação, cultura, esporte etc. Além disso, serão apresentados trabalhos que tratam de questões teóricas como aquelas relacionadas com os processos de produção de ensino.

No contexto deste fórum de discussão, visa-se igualmente refletir sobre pesquisas cujos focos estejam diretamente relacionados com a proposta temática do Pentálogo X – Comunicação, Aprendizagens e Sentidos: Difusão, Mediação, Interfaces, Bifurcações. Objetiva-se, particularmente, examinar estudos que valorizam, as relações entre dimensões semióticas e os processos midiáticos que são levados em conta no contexto de investigações implementadas pelos pesquisadores.

O Colóquio ocorrerá em dois turnos, ao longo do dia 27, através de grupos de trabalho que serão definidos de acordo com as temáticas das comunicações inscritas. As atividades deverão ocorrer nas instalações da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva e na Escola Estadual Dom Eliseo – ambas as escolas localizadas em Japaratinga e cujas instalações foram cedidas ao CISECO. Porém, integrantes dos corpos docente e discente daquelas instituições deverão se fazer presentes nos trabalhos a serem expostos.

Confira aqui a lista completa das propostas de trabalho selecionadas para o VIII Colóquio Semiótica das Mídias: http://www.ciseco.org.br/index.php/noticias/418-viii-coloquio-semiotica-das-midias-lista-das-propostas-de-trabalho-selecionadas.