Por Solange Alboreda/Sesc-SP

Como retribuição à hospitalidade que a cidade de Japaratinga nos oferece durante o CISECO, apresentamos o curta-metragem brasileiro de 2016, com 20 minutos de duração: “Osiba Kangamuke - Vamos lá Criançada”, dos diretores Haya Kalapalo, Tauana Kalapalo, Thomaz Pedro e Veronica Monachini.

A exibição aconteceu na Escola Municipal Marechal Arthur Costa e Silva, para alunos em torno de 9 anos de idade.T rata-se de uma filmagem de crianças que apresentam a aldeia de Aiha, do povo Kalapalo, falantes de uma língua karib do sistema regional do Alto Xingu,no estado do Mato Grosso. O vídeo mostra a relação das crianças com a câmera, discutindo a ação de ambas na realização de uma produção audiovisual que, assim, pretende apresentar quem são as crianças Kalapalo.

Esse filme possibilita a discussão do fenômeno estético e político do fazer-se ver ao outro. Para as crianças de Japaratinga, a apresentação do referido vídeo significou uma forma de conhecer outras culturas e entender que eles próprios podem apresentar sua vida, seus costumes, brincadeiras, suas famílias e sua cidade. A aldeia Aiha, onde o filme foi realizado, é tida como uma das duas principais do povo Kalapalo e nela vivem cerca de 250 pessoas. Uma das principais características dessa aldeia é a ausência de agressividade e prática da reciprocidade.

Assista o vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-5gueIsFZS0