O jornalista Lélio Fabiano dos Santos lança, em Belo Horizonte (MG), “O Silêncio do Rio Comprido”, publicado pela Mazza Edições. O lançamento será realizado no dia 27 de abril, sábado, de 11 às 13 horas, na Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913 – Funcionários).

Romance de estreia de Lélio Fabiano, “O Silêncio do Rio Comprido” aborda uma das pautas de maior destaque da imprensa internacional: assédio sexual de membros do clero e acobertamento dos crimes pela hierarquia da Igreja Católica. O autor apresenta, em estilo forte e corajoso, o testemunho de sua passagem pelo Seminário Arquidiocesano de São José, na cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu dos 13 aos 23 anos de idade.

A obra retrata, de forma bastante familiar e afetiva, a cena carioca dos anos 1950, seus principais pontos turísticos, seus craques e Clubes de Futebol e também a atmosfera política e cultural da capital da República na época. 

Depoimentos

“O Silêncio no Rio Comprido” é um livro desconcertante, aventura de um espírito inquieto pelas veredas misteriosas da vida e da consciência, às vezes suaves, ásperas às vezes, caminhos e descaminhos da juventude, seus sonhos e quimeras que o autor percorre a passo firme, sem perder-se nas sombras labirínticas em que minotauros e monstruosidades de toda espécie, muitas decepções, aparecem para assombrar a alma. Lélio conta o quer contar de um jeito muito pessoal, com lucidez e honestidade intelectual. É nas mais altas esferas do lirismo que ele se sente completamente à vontade, mas consegue mudar de tom para atravessar, íntegro, a escuridão dos pântanos e os subterrâneos da mente”. - Nilseu Martins - Jornalista, escritor e editor

“Mestre inesquecível de várias gerações de profissionais de comunicação, Lélio Fabiano dos Santos envereda agora pela ficção memorialística com a paixão e a intensidade que o consagraram na universidade e no jornalismo. No território das memórias que compõem uma vida, acompanhamos o percurso do menino do interior enclausurado no seminário da grande cidade até a ruptura que faz nascer o homem dono do seu destino. As cidades e suas cicatrizes, a família e seus arranjos, o sexo e o desejo, a fé e a incredulidade, as escolhas: a vida que destroça é a mesma que comove. Lélio rompe o silêncio do Rio Comprido para nos entregar um belo livro, delicado e incisivo”. - José Eduardo Gonçalves, jornalista e escritor

Lélio Fabiano dos Santos

O jornalista Lélio Fabiano dos Santos nasceu em Guaçuí (ES) e desenvolveu toda a vida profissional em Belo Horizonte, depois de passar dez anos no Seminário Arquidiocesano São José, no Rio de Janeiro. Trabalhou nos jornais Binômio, Diário de Minas e sucursais do Jornal do Brasil e do Correio da Manhã. Formou-se em Direito na UFMG e fez mestrado em Comunicação no Instituto Francês de Imprensa da Universidade de Paris, de 1967 a 1969.

Liderou a criação da Faculdade de Comunicação da PUC Minas, em 1971, sendo diretor por cinco anos e professor por mais de vinte. Foi superintendente de comunicação do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, de 1977 a 1988. 

Com a publicitária Gleida Naves, criou a Lélio Fabiano - Comunicação Empresarial. Durante vinte e cinco anos, centenas de clientes de variados segmentos econômicos e institucionais de Minas e do Brasil foram atendidos por equipes de profissionais da Lélio, como a empresa era chamada. Lélio retornou à vida acadêmica como diretor do Instituto de Comunicação e Artes da UNA (grupo Anima Educação), de 2011 a 2017.

 

A partir do dia do lançamento, o livro estará disponível nos seguintes pontos de venda:

> Livraria da Rua - Rua Antônio de Albuquerque, 913 - Funcionários
> Livraria Quixote - Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi
> Rede de lojas da Livraria Leitura