A Revista Elipse é uma produção da ONG Contato, de Belo Horizonte (MG), que desde 2001 se dedica à realização e apoio a projetos e eventos de cunho cultural. Segundo a carta de apresentação do novo periódico semestral, ele surge com o propósito de “mostrar uma produção nacional que, contra as intempéries das políticas culturais, continua viva, pulsante e criativa, apontando para pessoas e lugares que permanecem bravamente à frente ou atrás das câmeras”. Sob este intuito nobre e transformador, a primeira edição publicada chega aos apaixonados pelo cinema com 64 páginas, ao longo das quais são distribuídas 13 matérias. Entre elas, uma entrevista com a atriz Dira Paes, uma reportagem com o diretor Helvécio Ratton sobre o papel do cinema na sociedade, e um texto do cineasta Braz Chediak, memorando a adaptação de Navalha na Carne, criada e filmada há 50 anos.

Estampada na capa, Dira Paes protagoniza logo as primeiras páginas da revista, em entrevista de seis páginas. Ao longo da conversa, a atriz fala sobre os 35 anos de carreira, sobre a importância do audiovisual brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo, sobre políticas públicas, ativismo e muito mais. Afirmando que “o cinema é um lugar de risco”, Dira pontua sua busca por desafios, experiências e personagens externos à zona de conforto, especialmente em um país gigante como o Brasil. “Sempre busco a circularidade, esferas onde eu possa estar me relacionando de igual para igual com as pessoas”, ela diz.

Nas páginas seguintes, a revista aborda ainda participação e representatividade feminina, pluralidade através das telas, sustentabilidade, making of e tantos outros temas igualmente interessantes – muitos até fundamentais –, sempre sob o espectro do audiovisual e acompanhados de belas imagens. As páginas reúnem os principais títulos do cinema nacional em 2019, oferecendo ainda uma crítica sobre o filme Marighella, dirigido por Wagner Moura. Ao que tudo indica, a Revista Elipse é uma produção de pessoas que entendem o cinema como forma de resistência política e cultural, propondo debater e apreciar a sétima arte a partir de uma nova ótica. Os interessados podem obter mais informações sobre a revista e como adquiri-la pelo telefone – (31) 994690058 –, pelo Facebook – https://www.facebook.com/ong.contato/ – ou através do site da Ong Contato – http://ongcontato.org/.