CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

:: Notícias

Livro reúne resultados de pesquisas sobre as linguagens das mídias

 

Os pesquisadores de comunicação Goiamérico Felício dos Santos e Tânia Márcia Cezar Hoff apresentam o livro “Poética da mídia: midiatizações, discursividades, imagens”, publicado pela FACOB (Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás).

A obra reúne 12 estudos que se originam de diversos percursos empreendidos por professores e pesquisadores e que resultam da parceria implementada pelo projeto “Crítica Epistemológica – Análise de investigações em curso, com base em critérios epistemológicos, para desenvolvimentos reflexivos e praxiológicos na pesquisa em comunicação”, financiado pela CAPES, no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD/ 2007.

 

“Poéticas da mídia...” é fruto de inquietações acerca da cultura e da linguagem na contemporaneidade e traz as reflexões que problematizam as enunciações  poéticas e as linguagens da mídia revestidas pela poetização.

 

Seus organizadores e autores pretendem, a partir da concepção das linguagens como matéria-prima de um trabalho de criação de transformações de realidades, que a obra coloque em cena as tensões, as possibilidades criativas e as formas de endereçamentos e fruições que as epistemologias contemporâneas ensejam.

 

 

Ficha Técnica:
Título: Poética da mídia: midiatizações, discursividades, imagens
Autor: Goiamérico Felício e Tânia Márcia Cezar Hoff (Orgs.)
Editora: Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia
Cidade: Goiânia
Ano: 2012
ISBN: 978-85-914776-1-6
Páginas: 206

 

Sumário:
Prefácio
PARTE 1: CULTURA DA MÍDIA E ESTÉTICAS CONTEMPORÂNEAS
Vida digital: o pensar e o sentir na cultura da mídia, por Goiamérico Felício Carneiro dos Santos
Poéticas visuais e processos imagéticos: caminhos para se pensar o consumo, por Rose de Melo Rocha
Midiatização e esquecimento da alteridade, por Tiago Quiroga

PARTE 2: POÉTICAS E IMAGINÁRIOS
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário, por Vander Casaqui
Poesia e mídia no Brasil: aproximações, por Gustavo de Castro
Poética social e consumo: narrativa publicitária nos anos JK e Lula, por João Anzanello Carrascoza e Tânia Márcia Cezar Hoff

PARTE 3: DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS
Discursos, sentidos, matérias: a materialidade dos meios e a comunicação, por Márcio Souza Gonçalves
Jornalismo, realidades múltiplas e o insólito: um conto chinês e suas variações, por Bruno Souza Leal, Nuno Manna e Phellipy Jacome
Os olhos de Natalie Portman Ou como cisne negro assassinou a mulher, por Tânia Siqueira Motoro e Karina Gomes Barbosa

PARTE 4: PRODUÇÃO DE SENTIDOS E POÉTICAS DA CULTURA
A construção de vínculos de sentidos no consumo de alimentos em ambientes públicos: marcas e publicidade em ação, por Eneus Trindade e Clotilde Perez
Entre a escatologia e a teleonomia: a representação da crise do mercado da arte na mídia, por Walter Menon
Poética populares e as novas tecnologias: possíveis convergências, por Maria Luiza Mendonça

Sobre os autores

 

 

 

Compartilhe!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn