CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

:: Notícias

Livro reúne resultados de pesquisas sobre as linguagens das mídias

A obra reúne 12 estudos que se originam de diversos percursos empreendidos por professores e pesquisadores e que resultam da parceria implementada pelo projeto “Crítica Epistemológica – Análise de investigações em curso, com base em critérios epistemológicos, para desenvolvimentos reflexivos e praxiológicos na pesquisa em comunicação”, financiado pela CAPES, no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD/ 2007.

 

“Poéticas da mídia...” é fruto de inquietações acerca da cultura e da linguagem na contemporaneidade e traz as reflexões que problematizam as enunciações  poéticas e as linguagens da mídia revestidas pela poetização.

 

Seus organizadores e autores pretendem, a partir da concepção das linguagens como matéria-prima de um trabalho de criação de transformações de realidades, que a obra coloque em cena as tensões, as possibilidades criativas e as formas de endereçamentos e fruições que as epistemologias contemporâneas ensejam.

 

 

Ficha Técnica:
Título: Poética da mídia: midiatizações, discursividades, imagens
Autor: Goiamérico Felício e Tânia Márcia Cezar Hoff (Orgs.)
Editora: Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia
Cidade: Goiânia
Ano: 2012
ISBN: 978-85-914776-1-6
Páginas: 206

 

Sumário:
Prefácio
PARTE 1: CULTURA DA MÍDIA E ESTÉTICAS CONTEMPORÂNEAS
Vida digital: o pensar e o sentir na cultura da mídia, por Goiamérico Felício Carneiro dos Santos
Poéticas visuais e processos imagéticos: caminhos para se pensar o consumo, por Rose de Melo Rocha
Midiatização e esquecimento da alteridade, por Tiago Quiroga

PARTE 2: POÉTICAS E IMAGINÁRIOS
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário, por Vander Casaqui
Poesia e mídia no Brasil: aproximações, por Gustavo de Castro
Poética social e consumo: narrativa publicitária nos anos JK e Lula, por João Anzanello Carrascoza e Tânia Márcia Cezar Hoff

PARTE 3: DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS
Discursos, sentidos, matérias: a materialidade dos meios e a comunicação, por Márcio Souza Gonçalves
Jornalismo, realidades múltiplas e o insólito: um conto chinês e suas variações, por Bruno Souza Leal, Nuno Manna e Phellipy Jacome
Os olhos de Natalie Portman Ou como cisne negro assassinou a mulher, por Tânia Siqueira Motoro e Karina Gomes Barbosa

PARTE 4: PRODUÇÃO DE SENTIDOS E POÉTICAS DA CULTURA
A construção de vínculos de sentidos no consumo de alimentos em ambientes públicos: marcas e publicidade em ação, por Eneus Trindade e Clotilde Perez
Entre a escatologia e a teleonomia: a representação da crise do mercado da arte na mídia, por Walter Menon
Poética populares e as novas tecnologias: possíveis convergências, por Maria Luiza Mendonça

Sobre os autores

 

 

 

Compartilhe!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Todos os direitos reservados para CISECO - Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

Top Desktop version