Giovandro Marcus Ferreira e Juliana Linhares Brant Reis
Universidade Federal da Bahia - UFBA

 

Resumo

Considerando o papel da mediatização nas transformações sociais, é importante compreender como os aparatos tecnológicos dão suporte às mudanças nos processos comunicacionais e nas relações entre as instituições e seus públicos. Tais transformações proporcionam o acesso à informação e educação, sobretudo para comunidades que encontram nos ambientes virtuais um espaço de aprendizagem, socialização e formação de identidade. Pessoas com deficiência auditiva são exemplo de público que passou a se apropriar dos circuitos proporcionados pela ambiência da internet para expressar suas demandas. O tema da inclusão tem se mostrado fundamental, uma vez que a acessibilidade pode ser um dos caminhos para o exercício da cidadania. Diante dessa problemática, o objetivo deste artigo é analisar as transformações do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, decorrentes dos processos de mediatização. O INES, uma organização de cunho educativo, percebe as demandas das pessoas surdas em relação ao acesso ao audiovisual; se apropria dos meios de comunicação e cria um canal de televisão online 100% bilíngue para surdos e ouvintes. A partir de estudos na perspectiva de Verón e de outros pesquisadores que participam do CISECO (Carlón, Braga, etc), é possível observar que os desdobramentos das redes de comunicação fomentaram o acesso à internet e às plataformas de interação, promovendo mudanças nas condições de produção e reconhecimento e, consequentemente, na circulação de sentidos. Encontram-se, portanto, rastros de circuitos midiáticos e extra midiáticos nessas ações do INES, que o transformam em uma instituição mediatizada; modificam as suas relações com os atores sociais e ainda entre esses atores.

 

Abstract

Considering the role of media coverage in social changes, it is important to understand how technological devices support changes in communication processes and in the relationships between institutions and their audiences. Such transformations provide access to information and education, especially for communities that find a space for learning, socialization and identity formation in virtual environments. Hearing impaired people are an example of a public that started to appropriate the circuits provided by the ambience of the internet to express their demands. The theme of inclusion has been shown to be fundamental, since accessibility can be one of the ways to exercise citizenship. In view of this problem, the objective of this article is to analyze the transformations of the National Institute of Deaf Education - INES, resulting from the mediation processes. INES, an educational organization, perceives the demands of the deaf community in relation to access to audiovisual; takes ownership of the media and creates a 100% bilingual online television channel for the deaf and listeners. From studies from the perspective of Verón and other researchers who participate in CISECO (Carlón, Braga, etc.), it is possible to observe that the unfolding of communication networks fostered access to the internet and interaction platforms, promoting changes in conditions of production and recognition and, consequently, in the circulation of meanings. Therefore, there are traces of media and extra-media circuits in these INES actions, which transform it into a mediatized institution; they modify their relations with social actors and between them.

 

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