Isadora Nascimento Pereira de Sousa e Gustavo Said
Universidade Federal do Piauí - UFPI

 

Resumo

A série de revistas em quadrinhos Turma da Mônica Jovem (TMJ) foi criada, em 2008, a fim de acompanhar o crescimento dos leitores da Turma da Mônica tradicional e que se configurava como um nicho de público perdido. Com os clássicos personagens na fase da adolescência e abordando questões ditas próprias desse período, as narrativas da TMJ apresentam diferenças significativas em relação à construção de quase 50 anos das personagens, como a transformação da relação de gato e rato de Mônica e Cebolinha para um amor juvenil e a preocupação com o corpo de Mônica e Magali. Assim, o artigo objetiva refletir acerca do estabelecimento de estratégias, especialmente o gênero, para a criação e/ou manutenção do contrato de leitura que possibilitam a continuidade da relação de confiança entre um leitor e um produto comunicacional, com base nas discussões de Verón (1980, 1991, 2004), Fausto Neto (2007, 2019) e Mariz (2008). Ao final, há algumas notas de perspectivas quanto às possíveis respostas para os questionamentos formulados.

 

Abstract

The series of comic books Monica Teen (TMJ) was created, in 2008, in order to follow the growth of readers of the traditional Monica's Gang and that was configured as a niche of lost public. With the classic characters in their teens and addressing issues said to be typical of that period, TMJ narratives present significant differences in relation to the construction of almost 50 years of characters, such as the transformation of the relationship between cat and mouse by Mônica and Cebolinha for love youth and concern for the body of Mônica and Magali. Thus, the article aims to reflect on the establishment of strategies, especially gender, for the creation and / or maintenance of the reading contract that enable the continuity of the trust relationship between a reader and a communicational product, based on Verón's discussions (1980, 1991, 2004), Fausto Neto (2007, 2019) and Mariz (2008). At the end, there are some notes of perspectives on the possible answers to the questions asked.

 

Texto completo: PDF