Isabela Silva
Universidade Federal de Alagoas – UFAL

 

Resumo

A sociedade midiatizada está constantemente exposta a alterações, ressignificações, múltiplas interpretações, emissões, recepções e também, respostas que são formuladas e veiculadas em um período de tempo cada vez mais curto, e em diversos casos, de maneira instantânea, principalmente após o advento da rede mundial de computadores. E, em meio a essa enorme gama de episódios comunicacionais e com os processos de midiatização cada vez mais incorporados no cotidiano social, é possível visualizar e analisar de acordo com Braga (2012) e com uma constância originada da midiatização, os fenômenos comunicacionais tentativos. Estes possuem caráter tentativo por apresentarem características de imprecisão e probabilidade, em um cenário e contexto de ensaio-erro. Esta sociedade contemporânea em questão apresenta e desenvolve um ambiente de midiatização em que os vínculos midiáticos com os dispositivos e os fenômenos comunicacionais não são mais momentâneos ou esporádicos, agora, elas estão presentes no cotidiano da população de maneira ampliada. Segundo Sgorla (2009), a globalização fez com que as relações sociais ganhassem um novo corpo, um novo jeito de organização, com novas características e apresentando um frequente movimento. As diversas ligações ou “entrecruzamentos” como menciona a autora, entre a sociedade e a mídia resulta em mudanças na vida dos atores sociais individuais e coletivos que acompanham o desenvolver desta aderência social aos mecanismos midiáticos. Nesta ambientação dos episódios comunicacionais, serão desenvolvidos apontamentos e compreensões acerca da campanha publicitária “Viva Redondo” (2015) da empresa Skol em relação com o Coletivo “Não é Não”. A pesquisa fez parte do projeto de iniciação científica “Fenômenos comunicacionais tentativos em sociedade midiatizada”. E, para a realização da referente abordagem investigativa, a pesquisa utilizou-se como referencial teórico pensadores como Braga (2012), Sgorla (2009) e Orlandi (1995).

 

Abstract

The mediatized society is constantly exposed to changes, reinterpretations, multiple interpretations, broadcasts, receptions and also, responses that are formulated and conveyed in an increasingly short period of time, and in several cases, instantly, especially after the advent of world Wide Web. And, in the midst of this huge range of communicational episodes and with the mediatization processes increasingly incorporated into the social daily life, it is possible to visualize and analyze according to Braga (2012) and with a constancy originated from mediatization, the tentative communicational phenomena. These have a tentative character because they present characteristics of imprecision and probability, in a trial-error scenario and context. This contemporary society in question presents and develops an environment of mediatization in which the media bonds with the devices and the communicational phenomena are no longer momentary or sporadic, now, they are present in the daily life of the population in an expanded way. According to Sgorla (2009), globalization has made social relations gain a new body, a new way of organization, with new characteristics and presenting a frequent movement. The different connections or “crossroads” as mentioned by the author, between society and the media results in changes in the lives of individual and collective social actors that accompany the development of this social adherence to the media mechanisms. In this setting of the communicational episodes, notes and understandings about the advertising campaign “Viva Redondo” (2015) of the company Skol will be developed in relation to the collective “Não é Não”. The research was part of the scientific initiation project "Tentative communicational phenomena in a mediatized society". And, to carry out the referential investigative approach, the research was used as a theoretical framework by thinkers such as Braga (2012), Sgorla (2009) and Orlandi (1995).

 

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