Adolfo Henrique de Almeida Morais e Manoella Neves
Universidade Federal de Alagoas, Maceió - AL

 

Resumo

O trabalho proposto é um estudo sobre marketing cultural e branding tendo como abordagem a turnê Nossa História da dupla de música pop brasileira Sandy e Junior, evento que marca o breve retorno dos artistas depois de doze anos separados para comemorar trinta anos de carreira. A partir da exposição de conceitos, pesquisas, processo em perspectiva e embasamentos teóricos, o objetivo do trabalho é trazer discussões que correlacionam marca, branding e comunicação nas produções culturais e midiáticas da sociedade contemporânea, exercendo, sobremaneira, influência socioeconômica. A comunicação e a hegemonia da cultura como papel importante em eventos das mais variadas práticas sociais que visam não só a difusão da cultura por meio de processos midiáticos como também evidenciam a relação entre comunicação e mercado. Como resultante destas inter-relações, encontra-se o marketing cultural - atividade estratégica de influência e poder na produção de grandes eventos de resgate de memórias -, que apontam a nostalgia como um produto e poderosa ferramenta mercantil.

 

Abstract

This article is a study of cultural marketing and branding, which addresses the “Nossa Historia” tour by the Brazilian Pop Duo, Sandy & Junior. The event marks the artists’ short return to celebrate thirty years of career after twelve years apart. From the concepts, research, a perspective process and theoretical basis, the goal of this article is to bring discussions that relate the brand and communication in the cultural and media productions of contemporary society, especially, socioeconomic influence. Communication and cultural hegemony as an important role in events of the most varied social practices that evidence of a relationship between communication and the market, and do not get limited only in the process through the media. As a result of these interrelationships, cultural marketing is found as a strategic activity of influence and production of major memory rescue events, which pointed to nostalgia as a product and a powerful merchant tool.

 

Texto completo: PDF