Eduardo Romero
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

Este artigo traz à reflexão como ocorrem os processos midiáticos compreendidos a partir da mediação televisiva, dos cenários, da produção e circulação de mensagens, assim como, dos efeitos de sentidos resultantes desse processo. Suscita questionamentos, pesquisas e interpretações acerca do real objetivo do produto midiático no caso, de “O Brasil que eu quero”, produzido pela rede Globo, apresentado em seus telejornais durante sete meses até as eleições do ano de 2018. O quadro se coloca como mediador do debate político com os sujeitos comunicantes, em pleno ano eleitoral, ação que legitima uma espécie de contrato de leitura, no sentido de Eliseo Véron, pelo conjunto de regras e instruções elaborados, a partir do campo da produção pela recepção. Desta maneira, os cidadãos se sentem “porta-vozes”, representados e representantes de outros indivíduos valendo-se de um discurso em tom político de reivindicação.

 

Abstract

This article brings to the reflection how the mediatic processes understood from television mediation, the scenarios, the production and circulation of messages, as well as the effects of meanings resulting from this process. It raises questions, researches and interpretations about the real objective of the media product in the case of ""Brazil that I want"", produced by Rede Globo, presented in its news programs for seven months until the elections of the year 2018. The picture is placed as mediator of the political debate with the communicating subjects, in the middle of the electoral year, an action that legitimates a sort of reading contract, in the sense of Eliseo Véron, by the set of rules and instructions elaborated, from the field of production by reception. In this way, citizens feel like ""spokesmen"", represented and representatives of other individuals using a speech in a political tone of claim.

 

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