Cadiani Lanes Garcez e Viviane Borelli
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os efeitos de sentido pretendidos pelas notícias sobre a visita do ex-presidente Lula à Santa Maria, durante a caravana Lula pelo Brasil, no Rio Grande do Sul, em Correio do Povo, Diário de Santa Maria, Gaúcha ZH e Sul 21. Utilizamos os conceitos de contrato de comunicação (CHARAUDEAU, 2015) contrato de leitura (VERÓN, 2004) e efeitos de sentido (BARROS, 2010 e PERUZZOLO, 2004) no discurso para realizar a análise. Ao final, conclui-se que apesar da utilização de efeitos de sentido parecidos, os contratos de comunicação e de leitura estabelecidos entre os veículos de comunicação e seus públicos são diferentes, com objetivos distintos, alguns buscando um distanciamento e outros uma relação mais próxima.

 

Abstract

This article aims to analyze the sense effects of the news about the visit of ex-President Lula to Santa Maria, during the caravan Lula for Brazil, in Rio Grande do Sul, in Correio do Povo, Diário de Santa Maria, Gaúcha ZH and Sul 21. We used the concepts of communication contract (CHARAUDEAU, 2015) reading contract (VERÓN, 2004) and effects of sense (BARROS, 2010 and PERUZZOLO, 2004) in the discourse to realize the analysis. In the end, it is concluded that although the use of similar sense effects, the communication and reading contracts established between the communication vehicles and their publics are different, with different objectives, some seeking a distance and others closer relationship.

 

Texto completo: PDF