Ronaldo Bispo
Universidade Federal de Alagoas - UFAL

 

Resumo

Memes, gifs animados, micro-vídeos, papéis de parede, tons de chamada, alertas, notificações, áudios, prints da tela, instant buttons sonoros, emojis, microcontos, vídeos de gameplay etc. Instagram, Snapchat, Facebook, Twitter, WhatsApp, Pinterest, YouTube, Tumblr, Google+, PicsArt, DeviantArt, Soundcloud, Musical.ly, Vine, Dubsmash etc. Remediação, convergência, conectividade, automação, interatividade, aleatoriedade, multiplicidade, fragmentação, coautoria, deslizamentos, completudes gradativas, tempo real, permutação etc. O ciberespaço, a rede mundial de computadores ou a internet evolui a passos rápidos e rivaliza com os meios de comunicação de massa tradicionais na disputa por espetadores e audiência. Redes sociais digitais se multiplicam, diversificam-se e atraem um número cada vez maior de usuários. Smartphones com alta tecnologia embarcada tornam-se mais acessíveis e já são o suporte preferido para navegação virtual. Aplicativos e softwares intuitivos estimulam e facilitam a criatividade de internautas antes consumidores passivos. Nesse contexto, novos formatos e/ou gêneros artísticos, de entretenimento e diversão, novas possibilidades de participação, conexão e compartilhamento criativos também se multiplicam e conquistam a atenção e o tempo de um número crescente de atores culturais. A presente pesquisa busca identificar, classificar e analisar os principais formatos de postagem criativa em redes sociais digitais “tradicionais”, assim como as principais redes sociais digitais especificamente dedicadas ao compartilhamento de conteúdos estéticos, artísticos ou culturais, aqui denominadas de redes sócio-estéticas digitais. Trata-se-de mapear as novas formas de entretenimento, diversão, criação e prazer estéticos inauguradas e viabilizadas pelas interações mediadas por computadores digitais em redes online.

 

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