Priscila Muniz de Medeiros
Universidade Federal de Alagoas - UFAL

 

Resumo

Com frequência, problemas ambientais são invisíveis às lentes fotográficas, como é o caso da toxicidade ou do aquecimento global. Neste sentido, o cinema documental recorre a estratégias verbais e imagéticas para tornar tais problemas “visíveis”. O presente trabalho tem como objetivo discutir as estratégias fílmicas utilizadas em seis documentários de temática ambiental para construir um discurso visual de diferenciação entre a agricultura industrial e a agricultura agroecológica. Os filmes estudados foram os norte-americanos Food, Inc. e GMO OMG, os franceses Bientôt dans vos assiettes e Solutions locales pour un désordre global, o brasileiro O veneno está na mesa 2 e o argentino Desierto verde. A análise de discurso de linha francesa é a principal abordagem teórico-metodológica do trabalho, que também aciona autores ligados ao campo da ecocrítica. A pesquisa verificou tanto estratégias individuais usadas por cada um dos documentários quanto estratégias compartilhadas por vários deles, que propagam discursos que integram o que chamamos de uma formação discursiva antiagricultura industrial.

 

Abstract

environmental problems, such as toxicity or global warming, are often invisible to photographic lenses. Regarding this issue, documentary cinema uses verbal and visual strategies to make such problems "visible". The present work aims to discuss the film strategies used in six environmental documentaries to construct a visual discourse of differentiation between industrial agriculture and organic agriculture. The studied films were the North Americans Food, Inc. and GMO OMG, the French Bientôt dans vos assiettes and Solutions locales pour un désordre global, the Brazilian O veneno está na mesa 2 and the Argentinean Desierto verde. The French discourse analysis is the main theoretical-methodological approach of the work, which also uses authors related to the field of ecocriticism. The research verified both individual strategies used by each of the documentaries and strategies shared by several of them. Such strategies spread discourses that integrate what we call an anti-industrial agriculture discursive formation.

 

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