Natália de Sousa Aldrigue
Universidade de Brasília - UnB

 

Resumo

Estudar o campo turístico, suas práticas, compreender o papel de seus atores, sua relação com o processo institucional ou cultural onde se insere, requer ir das práticas turísticas, aos processos e apropriação, e diversidade de lógicas, já que o turista mantém transações com programadores de sensações, no caso os atores da indústria turística, especialistas ou não da área. Nesta perspectiva, pretendemos organizar nosso texto em torno de questões discutidas na pesquisa de tese de Doutorado em Comunicação. Propomos neste trabalho observar como as práticas turísticas vêm mudando perante complexas mudanças que têm sofrido o campo do turismo, observando as condições de circulação dos discursos sociais, particularmente com a emergência da internet. Para isso, vamos examinar através do site TripAdvisor a apropriação desse dispositivo como uma ferramenta de transformações das práticas turísticas, através da circulação e apropriação das mensagens. Sob o enfoque comunicacional, mais precisamente no quadro da midiatização, observaremos como as informações passadas pelos turistas são usadas e apontam para uma nova forma de fazer turismo, já que esta tecnologia se torna instrumento indispensável para o exercício de tal atividade. Conduziremos, então, nosso trabalho sob o olhar da comunicação na atual sociedade em vias de midiatização, particularmente, como as práticas do turismo vem sendo modificadas e permeadas por essas lógicas e operações midiáticas.

 

Abstract

Entre aqui, em apenas um parágrafo, o texto do resumo em inglês

 

Texto completo: PDF