Marco Antônio de Oliveira Tessarotto
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

O presente estudo de caso descreve como uma nova lógica circulatória do jornalismo policial se articula discursivamente em um programa de televisão local. O interesse da análise empírica diz respeito as formas e estratégias de circulação utilizadas pelo Programa Correio Verdade exibido de segunda à sábado, do 12:00 às 14:00hs, na Tv Correio, afiliada da RecordTV em João Pessoa-PB. A análise está centrada em quatro eixos de análise: primeiro pensado no acionamento de recursos sensacionalistas que se realiza no uso da sonoplastia voltada para apreensão de laços socioculturais e na representação discursiva de locais de fala do telespectador; um segundo estágio, se configura sob o prisma da credibilidade, onde o apresentador enuncia compromisso com a “verdade” legitimado por um contrato de “fala/linguagem do povo” (sic.). O terceiro nível é evocado quando a equipe de rua amparada pelos dispositivos móveis de câmera link realiza a performance da narrativa da miséria humana, já o quarto e último nível é consolidado com a representação desse “terceiro narrador” ou do “telespectador sombra” acionado pelo operador de áudio por meio de onomatopeias gravadas. Neste sentido, observamos a existência no campo da produção, de uma simulação antecipada de atos específicos da recepção. A análise pretende descrever como os quatro níveis de articulação da informação policial televisionada pelo programa “Correio Verdade” engendram uma nova circularidade cujos graus dos recursos de intercambialidade discursivos se convergem na interação entre o apresentador performático e público telespectador, programa este, líder isolado na audiência da programação local no horário.

 

Abstract

This case study describes how a new circulatory logic of police journalism articulates discursively in a local television program. The empirical analysis concerns the shapes and movement strategies used by “Correio Verdade” Program displayed from Monday to Saturday, from 12:00 to 14:00 pm, on “Tv Correio”, RecordTV affiliate in João Pessoa, PB. The analysis is centered on four axes of analysis: first drive-sensational resources thought to be held in the use of sound toward seizure of socio-cultural ties and discursive representation of speech sites of the viewer; a second stage is configured under the prism of credibility, where the presenter outlines commitment to "truth" legitimized by a speech/language "of the people" (sic.). The third level is raised when the street team bolstered by mobile camera devices link performs the narrative of human misery, already the fourth and last level is consolidated with the representation of this "third narrator" or "viewer triggered” by the shadow audio operator through recorded “onomatopeias”. In this regard, we noted the existence in the field of production, a simulation of specific acts of approval in advance. The analysis is intended to describe how the four levels of articulation of the televised police information by the program "Correio Verdade" engender a new circularity whose degree of interchangeability discursive resources converge in the interaction between the presenter scam artist and viewers, this program, isolated leader in audience of local programming at the time.

 

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