Herivelton Regiani
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 

Resumo

A partir dos conceitos de ethos discursivo e corporalidade (MAINGUENEAU 2015), assim como da observação de uma atividade de tonalização do discurso (DUARTE, 2007), efetua-se, em um estudo de caso, a análise de postagens do Padre Fábio de Melo em duas plataformas de redes sociais: o Twitter e o Instagram. Nas postagens do padre, são identificadas marcas de uma reconfiguração do ethos pastoral, efetuada através da evocação de uma corporalidade diferenciada e por meio de uma mudança no tom discursivo, ativando estratégias tanto para cativar os fiéis como para estabelecer uma outra relação com a contemporaneidade.

 

Abstract

Based on the concepts of discursive ethos and corporality (MAINGUENEAU 2015), and the observation of a discoursive tonalization (DUARTE, 2007), this case study analyzes a sample of posts of Father Fábio of Melo (from Catholic Church in Brazil) on two social networking platforms: Twitter and Instagram. In the priest's posts, the marks of a reconfiguration of the pastoral ethos are identified through the evocation of a different corporality, as well through a change in the discursive tone, activating strategies both to captivate the faithful and to establish another relationship with contemporaneity.

 

Texto completo: PDF