Christianny Cavalcante Bandeira Gaspar e Keyla Negrão
Estácio - Pará

 

Resumo

O artigo discute e investiga como as mídias digitais têm papel fundamental na formação da nova infância na contemporaneidade, marcada por processos de leituras expandidas para além de instituições formais, como escola, igreja, família. Os media se tornam mais uma instituição capaz de articular processos de formação de crianças e adolescentes ao que se refere como novos sujeitos/protagonistas da cultura digital. De modo que nosso foco é investigar essa teia de interações midiatizadas na infância nos processos de leituras. E para isso, também desenvolvemos um mini documentário no sentido de tecer em imagens e relatos como essa articulação leitura/comunicação/tecnologia se dá na prática na escola Heureca - escola de ensino fundamental de Belém, e como essas práticas falam sobre um novo modo de vida da sociedade. Nosso percurso teórico visa apontar contextos de celeridade dos processos de comunicação e mídias digitais e as aproximações com a leitura, como um hábito e ferramenta de aprendizagem, mas nesse sentido, pensando a leitura como processo comunicacional. Autores como André Lemos, Lúcia Santaella, Pierre Levy nos ajudam criar noções do contexto da ambiência comunicacional e tecnológica na Cultura Digital. Métodos de abordagem seguem a orientação de pensar a ideia de processos de leitura como uma estratégia de mídia locativa4, articulando instrumentos de entrevistas presenciais com alunos, gestores e pais da referida escola e tecnologias como parte desse processo.

 

Abstract

The article discusses and investigates how digital media play a fundamental role in the formation of the new childhood in the contemporary world, marked by processes of expanded reading, in addition to formal institutions such as school, church and family. The media become an institution capable of articulating processes of formation of children and adolescents to what is referred to as new subjects / protagonists of digital culture. So our focus is to investigate this web of childhood-mediated interactions in the reading process. And for this, we also developed a mini documentary, in the sense of weaving into images and reports this reading / communication / technology articulation occurs in practice at the Heureca school, Belém elementary school, and how these practices speak about a new way of life of society. Our theoretical course aims at pointing out contexts of celerity of communication processes and digital media and approaches to reading as a habit and learning tool, but in this sense, thinking about reading as a communicational process. Authors such as André Lemos, Lúcia Santaella and Pierre Levy help us to create notions of the context of the communicational and technological environment in Digital Culture. Methods of approach follow the orientation of thinking the idea of reading processes as a locative media strategy, articulating instruments of face-to-face interviews with students, managers and parents of said school and technologies as part of this process.

 

Texto completo: PDF