Bruno Cavalcante Pereira
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 

Resumo

O presente trabalho discute sobre o falso, na montagem fotográfica, trazido no arquivo de família. Através do fotolivro “My brother’s war” (2010) da fotógrafa americana Jessica Hines propõe-se debater a relação entre o tempo e a memória, ancorados na imagem cristalina e na potência do falso (DELEUZE, 2013), os quais destronam o verdadeiro e abre espaço para um novo regime visual. A partir desses apontamentos considerou-se que as imagens, na verdade, ficcionalizam uma memória, a qual entra em um jogo com os objetos, com a montagem entre eles e com a imagem produzida pela fotógrafa.

 

Abstract

The present paper discusses the false, in the photographic montage, brought in the family archive. Through the photobook "My brother's war" (2010) by the American photographer Jessica Hines, we propose to discuss the relationship between time and memory, anchored in the crystal image and the power of the false (DELEUZE, 2013), which dethrone the true and opens space for a new visual regime. From these notes it was considered that images transform the memory into fiction, causing the memory to enter a game with the objects, with the assembly between them and with the image produced by the photographer.

 

Texto completo: PDF