Ana Paula da Rosa
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

Este artigo parte da observação do papel amplificado atribuído às imagens em um cenário de midiatização. Estes textos, postos em circulação, adquirem força quando agenciam fluxos de produção de sentido, isto é, as fotografias e vídeos deixam de ser registros, para se tornar, efetivamente, nos próprios acontecimentos a que se referem. A autorreferencialidade das imagens não se dá, porém, apenas pelos aspectos visuais e estéticos, mas, principalmente, pela disputa entre atores sociais e instituições midiáticas realizada no âmbito dos dispositivos para atribuir valor. Assim, toma-se como ponto de partida a ideia de que a circulação é um espaço de atribuição de valor (ROSA, 2016) onde a regulação do visível se dá de forma tentativa entre as esferas em jogo. O foco, deste texto, porém, é discutir o conceito de valor a partir de múltiplas perspectivas como valor de troca, valor de narrativa, valor simbólico e não-valor. Para isso serão realizados dois movimentos: a reflexão teórica e a análise empírica. Como aportes teóricos adotamos o tensionamento entre autores como Eliséo Verón, Fausto Neto, Carl Schmitt, Pierre Bourdieu e Giorgio Agamben. Já a análise empírica centra-se no caso da fotografia de uma jovem muçulmana, registro jornalístico do atentado terrorista de Westminster, em Londres. A imagem resultou em amplo processo de circulação e, consequentemente, de valorização, ainda que tensionada quanto ao sentido em cada replicação.

 

Abstract

This article is based on the observation of the amplified role attributed to images in a mediatization scenario. These texts, put into circulation, gain strength when they negotiate the flow of the meaning production, that is, the photographs and videos are no longer considered as registers but they become effectively the events to which they refer. The images self-referentiality does not occur, however, only for the visual and aesthetic aspects, but, mainly, for the dispute, accomplished wthin the scope of the devices to atribute value, between social actors and media institutions. Thus, the starting point is the idea that circulation is a space of value attribution (ROSA, 2016) where the regulation of the visible is given tentatively between the spheres in play. The focus of this text, however, is to discuss the concept of value from multiple perspectives such as exchange value, narrative value, symbolic value and non-value. For this, two movements will be carried out: theoretical reflection and empirical analysis. As theoretical contributions we adopted the tension between authors such as Eliséo Verón, Fausto Neto, Carl Schmitt, Pierre Bourdieu and Giorgio Agamben. The empirical analysis focuses on the case of the photograph of a young Muslim woman, a journalistic record of the Westminster terrorist attack in London. The image resulted in a wide process of circulation and, consequently, of valorization, although tensioned as to the sense in each replication.

 

Texto completo: PDF