Patrícia César Gonçalves Pereira
Universidade de Santo Amaro – UNISA

 

Resumo

As produções audiovisuais destinadas ao público infantil vêm ganhando espaço na mídia televisiva, consolidando-se, principalmente, durante os anos de 1990 a 2000, sendo um meio de formação cultural e entretenimento para crianças de várias idades. Com o intuito de chamar a atenção do público infantil, as vinhetas de abertura dos desenhos fazem a sedução do olhar das crianças, voltando-os os aparelhos de televisão. Para este trabalho, temos três objetivos a saber: i) identificar desenho exibido durante a década de 1990 que teve mais visualização; ii) compreender o trabalho com as linguagens verbais e não verbais a partir do sincretismo dentro das vinhetas de aberturas dos desenhos infantis audiovisuais; iii) analisar uma vinhetas pelo plano do conteúdo nos níveis: discursivo, narrativo e fundamental; e pelo plano da expressão, nas categorias: cromáticas, eidéticas e topológicas. Como corpus, selecionamos uma vinheta de abertura do desenho audiovisual que foi mais assistido em rede aberta durante os anos de 1990 a 2000. Utilizaremos a semiótica de linha francesa com as contribuições de Greimas e Courtés (1983) e Susanne (2004) para compreendermos a linguagem; os estudos de Greimas (2008) e Proop (1965) para fazer as análises das vinhetas pelo plano do conteúdo, e Greimas (2008) e Oliveira (1995) para a análise no nível da expressão. Os resultados apontam que as crianças, ao assistirem conseguem, por meio desse conjunto de imagens, tomar consciência e discernir entre o certo e o errado.

 

Abstract

Audiovisual production aimed at children is becoming more popular in television media, consolidating itself in the 1990s as a means of cultural education and entertainment for children of various ages. To get the attention of child public, the drawings opening vignettes are handling the eyes of children returning them to television sets. For this work we have the following objectives: i) Identify which of the 1990s design had more viewing; ii) Understand how vignettes of audio visual children's drawings openings work with verbal and nonverbal languages from syncretism; iii) analyze a vignette for the content of the plan level, discursive, narrative and fundamental; and the level of expression in the categories: chromatic, eidetic and topological. As corpus wes elected is visually or audibly drawing opening vignette that was most watched in open network in the 1990s will use the French line of semiotics with the contributions of Greimas and Courtes (1983) and Susanne (2004) to understand the language and studies of Greimas (2008) and Proop (1965) to the analysis of vignettes for the content of the plan and Greimas (2008) and Oliveira (1995) to analyze the level of expression.

 

Texto completo: PDF