Noele Bolzan Duarte
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

 

Resumo

Em 2015, no Brasil, a Polícia Federal deflagrou a Operação Lava-Jato, na qual a organização Odebrecht é investigada. No episódio de busca e apreensão em suas sedes, os colaboradores criaram um movimento nomeado “Somos todos Odebrecht”, manifestando-se publicamente em favor da organização, acontecimento que repercutiu em diversos veículos de comunicação e nas redes digitais. A circulação midiática gerada pela manifestação foi utilizada pela própria Odebrecht como uma comunicação oficial. Busca-se uma reflexão em torno da atuação dos atores sociais diretamente ligados à organização no contexto da crise, especificamente na dimensão do movimento “Somos todos Odebrecht”. Observou-se que parte dos atores sociais uma alternativa ao protocolo comunicativo institucional. As operações de midiatização afetam as práticas institucionais e os atores sociais, em relação com a organização, são agentes de novas formas de produção e reconhecimento de mensagens/sentidos. O ator social não é aquele que “vem de fora”; está, inclusive, dentro da organização, produzindo para além de suas lógicas.

 

Abstract

In 2015, in Brazil, the Federal Police started the Operation "Lava-Jato", in which the organization named Odebrecht is investigated. In the time of search and apprehension in their headquarters, the employees created a movement named "We are all Odebrecht", publicly manifesting in favor of the organization, event that had repercussion in many vehicles of mass communication and in the digital networks. The media circulation generated by the demonstration was used by Odebrecht itself as an official communication. Looking for reflections about the actions of social actors directly linked to the organization in the context of the crisis, specifically in the dimension of the "We are all Odebrecht" movement. It was observed that part of the social actors was an alternative to the institutional communicative protocol. The operations of mediatization affect institutional practices and social actors, regarding to the organization, are agents of new ways of production and recognition of messages / meanings. The social actor is not the one who "comes from the outside"; Is even within the organization, producing beyond its logics.

 

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