Ana Paula da Rosa
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

As imagens configuram-se, hoje, como um dos principais textos postos em circulação. A relevância que adquirem no contexto da midiatização é tamanha uma vez que o caráter testemunhal e informativo das fotografias e vídeos vai cedendo espaço a outras funções como a metáfora visual e a elaboração para o agenciamento de novos fluxos. Isto é, mais do que ser janela para o mundo, a imagem se torna uma janela para si mesma ou biombo (FLUSSER, 2011), sendo produzida para acionar a própria circulação, não apenas por instituições midiáticas jornalísticas, mas também, e principalmente, por atores sociais midiatizados e instituições midiatizadas. Assim, toma-se como ponto de partida a ideia de que a circulação é um espaço de atribuição de valor (ROSA, 2016), sendo que a instituição jornalística ainda busca constituir a regulação do visível. Como aportes teóricos adotamos o tensionamento entre Vilém Flusser (2006; 2008) com os conceitos de gula e circularidade e Eliséo Verón (2013) com proliferação e circulação. A proliferação coloca em xeque a discussão dos códigos e a estandardização. Se por um lado, há uma oferta maior de imagens e textos aparentemente iguais, de outro se percebe que há “un reconocimiento más completo de la diversidad” (VERÓN, 2013, p. 218). Tal diversidade não elimina a difusão do estereótipo, mas insere-o no jogo. Para isso mobilizamos o caso empírico da fotografia do menino sírio Aylan Kurdi.

 

Abstract

Images are, today, one of the principal texts put into circulation. The relevance they acquire in the context of midiatization is so great since the testimonial and informative carachter of fotography and video keeps giving space to other functions as the visual metaphor and the elaboration for the agency of new fluxes. That is, more than being a window to the world, the image becomes a window to itself or a folding screen (Flusser, 2011), being produced to trigger circulation itself, not only by journalistic mediatic institutions, but also, and especially, by mediatized social actors and midiatized institutions. Thus, we assume as starting point the idea that circulation is a space for the attribution of value (ROSA, 2016), being that the journalistic institution still seeks to constitute the regulation of what is visible. As theoretical contributions we adopt the tensioning between Vilém Flusser (2006; 2008) with the concepts of gluttony and ciruclarity and Eliséo Verón (2013) with proliferation and circulation. Proliferation puts in check the discussion about codes and standardization. If, on the one hand, there is a greater offer of images and texts that are apparently the same, on the other hand it is perceived that there is “un reconocimiento más completo de la diversidade (a more complete recognition of diversity)” (VERÓN, 2013, p. 218). Such diversity does not eliminate the stereotype diffusion, but it inserts it in the game. For this we mobilize the empirical case of the photography of the Syrian boy Aylan Kurdi.

 

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