Elisangela Carlosso Machado Mortari e Suzana Fernandes dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 

Resumo

A ação dos sujeitos nas redes sociais é atravessada por um processo de investigação que busca nas marcas deixadas pelos interagentes e na superfície textual, material para a construção de estratégias de aproximação e de interação. O objetivo do artigo é, dessa forma, mostrar a diferença entre os processos de monitoramento, gerenciamento e vigilância e como as organizações midiáticas reagem frente a tomada desses espaços no cercamento ao leitor. Para isso, a pesquisa de cunho exploratório, acompanhou e coletou materiais noticiosos publicados pelas organizações midiáticas. Através da investigação é possível visualizar as estratégias de vigilância deflagradas pela ação de monitoramento dos sujeitos e de gerenciamento das informações.

 

Abstract

The action of the subjects in social networks is crossed by a research process that seeks the marks left by interacting and textual surface, material for the construction of approach strategies and interaction. The purpose of the article is, therefore, show the difference between the processes of monitoring, management and surveillance and how media organizations react against making these spaces in the enclosure to the reader. For this, the exploratory research, tracked and collected news materials published by media organizations. Through research it can view the surveillance strategies triggered by monitoring action of the subjects and information management.

 

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