Elisangela Carlosso Mortari e Lucas Durr Missau
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 

Resumo

Compreender as rotinas produtivas da prática jornalística tem sido objeto constante de investigação na academia. Olhar os efeitos de sentido na construção dos fatos agendados pela mídia também é recorrente entre os pesquisadores da área da comunicação. Nossa proposta é continuar refletindo acerca da midiatização e seu poder balizador no campo social. Entretanto, nosso olhar foi provocado pela dualidade de sentidos instalada no ato de narrar o fato, enquadrá-lo na narrativa jornalística e poder compreendê-lo no embate entre a informação, o serviço e a comunicação pública. No presente artigo, estudamos o gerenciamento de uma situação de crise, por meio da análise da atuação do setor de comunicação social da Universidade Federal de Santa Maria, durante a tragédia na boate Kiss e frente às demandas da imprensa local, regional, nacional e internacional. O objetivo principal é refletir sobre as estratégias de ação, as decisões tomadas e as atividades desenvolvidas pelos veículos da Coordenadoria de Comunicação da UFSM nos dias em que os fatos relacionados à tragédia iam se desdobrando. Também, é relevante delinear os conceitos de comunicação e informação pública, além ter em mente a natureza pública da instituição, pois são as bases para as atividades de comunicação desenvolvidas. O recorte metodológico é realizado através do estudo de caso que, conforme Braga (2008), ocorre na própria lógica da experiência singular acionada pelo paradigma indiciário do caso a ser estudado. Flexionado frente à perspectiva da comunicação pública, o trabalho desenvolve-se apoiado na observação participante e na análise das rotinas produtivas dos veículos de comunicação que cobriram o acontecimento.

 

Abstract

Understanding the production routines of the practice in journalism has been the subject of constant research in the academy. Look at the effects of meaning in the construction of events by the media is also recurrent among researchers in the field of communication. Our proposal is to continue reflecting about mediatization and its power of guiding the social field. However, our gaze was teased by the duality of the meanings installed in narrating the fact, framing it in journalistic narrative and being able to understand it in the clash between the information, service and public communication. In this article, we study the management of a crisis situation, by analyzing the performance of the Social Communication Department of the University of Santa Maria-RS, during the tragedy at Kiss nightclub, facing the demands of local, national and international press. The main objective is to reflect about the strategies of actions, decisions and activities undertaken by the media of the department at the University during the days when the facts related to the tragedy would be unfolded. Also, it is important to outline the concepts of public communication and information, and keep in mind the public nature of the institution, as it constitutes the basis for the communication activities developed. The methodological approach is realized through the case study, according to Braga (2008), occurs in the logic of singular experience triggered by the evidential paradigm of the case studied. From the perspective of public communication, the work is developed relying on the participant observation and the analysis of production routines of the media that realized the coverage of the facts.

 

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