Elisangela Carlosso Machado Mortari e Viviane Borelli
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 

Resumo

No artigo são analisadas as operações enunciativas propostas pelas organizações jornalísticas gaúchas aos leitores com intuito de manter e ampliar o contato. Para tal, são descritas as lógicas discursivas dos jornais gaúchos Diário de Santa Maria e A Razão (Santa Maria), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul), O Nacional (Passo Fundo) e A Plateia (Sant’Ana do Livramento) ao buscarem contato com os leitores e também são entrevistados os seus editores-chefe. Os jornais criam estratégias singulares para que os leitores comprem o jornal e também continuem em contato através do ambiente digital. Entretanto, mesmo que o leitor seja convidado a participar por meio de um novo contrato de leitura, isso ocorre sob regras instituídas na e pela organização jornalística. Somado a isso, a lógica mercadológica parece se impor nos caminhos possíveis de interação.

 

Abstract

In this article, we analyze the enunciative operations proposed by news organizations from the state of Rio Grande do Sul to their reader aiming at maintaining and amplifying contact. For such, we describe the discursive logic of the following newspapers as they seek contact with their readers: Diário de Santa Maria and A Razão (from Santa Maria), Gazeta do Sul (from Santa Cruz do Sul), O Nacional (from Passo Fundo), and A Plateia (from Sant’Anna do Livramento). We have also interviewed their editors-in-chief. Newspapers create singular strategies so that readers buy the paper and also keep in touch via the digital environment. Nevertheless, even if the reader is invited to participate by a new reading contract, that occurs under rules which are established at and by the news organization. Added to that, the market logic seems to prevail on the ways of possible interaction.

 

Texto completo: PDF