Natália de Sousa Aldrigue
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Resumo

Esta pesquisa, em fase inicial, é decorrente do nosso atual projeto de doutorado, se fundamentada em duas propostas teóricas, nos valeremos dos estudos bakhtinianos, no que concerne à arquitetura da enunciação e aos efeitos de ordem estética que esperamos explorar no material publicitário de turismo. Assim como, observaremos os fatores inerentes à produção mediática, indispensáveis para que deixemos expostas as condições por meio das quais as mensagens são produzidas para esse ou para aquele fim. Para tal, nos baseamos em Verón (1989 - 2007), Fausto Neto (2007 e 2010) e outros autores que nos trazem o conceito de midiatização, processo no qual afeta o funcionamento de práticas dos diferentes campos sociais, inclusive no turismo, e seus processos de interação, que levam em conta a existência da cultura e de operações midiáticas. Sabendo que o turismo é um campo social em constante crescimento, observamos que ele vem sofrendo afetações e com isso suas práticas estão se modificando, surgindo um novo modo de fazer turismo.

 

Abstract

This research, in the initial phase, is due to our current doctoral project, is based on two theoretical proposals, worth a penny of Bakhtin’s studies, regarding the architecture of enunciation and effects of aesthetic that we hope to explore in tourism advertising material. As well as, we will look at the factors involved in media production, indispensable to leave exposed the conditions whereby messages are produced for this or for that purpose. To this end, built in Verón (1989-2007), Fausto Neto (2007 and 2010) and others that bring us the concept of mediatización, process in which affects the functioning of the practices of different social fields, including tourism, and their processes of interaction, which take into account the existence of culture and media operations. Knowing that tourism is a growing social field, we observed that he has suffered affectations and because of that their practices are changing, emerging a new way of making tourism.

 

Texto completo: PDF