Ana Lúcia Medeiros
Universidade de Brasília - UnB

 

Resumo

Este texto propõe uma reflexão de como a sociedade em midiatização participa de processos comunicacionais ao se posicionar diante do que foi acionado por uma ou mais mídias. Alguns temas e produtos postados na internet, por exemplo, atingem altos índices de acessos, que provocam transformações. Para compreender esse processo, observamos um caso específico relacionado ao jornalismo. Ao ler um editorial contra o formato das festividades carnavalescas adotadas em alguns lugares do Brasil, uma apresentadora de telejornal local na Paraíba provocou um inesperado movimento nas redes sociais. Cerca de 1 milhão de internautas acessaram o vídeo no Youtube e a jornalista foi promovida a âncora da emissora, em São Paulo. O caso nos permite observar o processo interativo mídia/sociedade; as tomadas de decisão a partir da repercussão de um caso na sociedade; e o papel particular de cada media nesse processo.

 

Abstract

This paper uses the notion label as society in mediatization. It highlights some aspects from the communication process focused on the way that society responds to different media and its approaches. Some contents on the internet reaches high level of acess, provokings no expected changes in other media. Often these consequences go beyond the message. For instance, in Paraiba, Northeast region of Brazil, the local news anchor expressed her critical view on the Brazilian carnival (Mardi Grass). Her speech reached about 1 million views on the YouTube and she got a promotion. Nowadays she presents the main TV news from SBT Broadcast, one of the more important Brazilian TV chains. This case demonstrates how media process works and the role of different medias on it. Also it shows in which terms the executive decision-making is affecting by the interaction between different media.

 

Texto completo: PDF