“Pandemia e produção de sentidos: relatos, diálogos e discursos” será lançado dia 30 de novembro, às 9h30, no canal do CISECO no YouTube.

O livro “Pandemia e produção de sentidos: relatos, diálogos e discursos” deriva de um trabalho que se desenvolveu a partir das adversidades impostas pela pandemia da Covid-19, sobretudo do isolamento social. Durante o ano de 2020, o CISECO Entrevistas promoveu encontros virtuais entre pesquisadores e profissionais de diferentes áreas, com a finalidade de dialogar sobre a pandemia e os sentidos por ela produzidos no contexto social em convergência com a Semiótica e a Comunicação.

Um trabalho produzido por várias mãos, com a imensurável cooperação no projeto gráfico realizado por Arão de Azevêdo, da Editora da Universidade Estadual da Paraíba – EDUEPB, instituição que vem acompanhando o CISECO e apoiando a edição de suas obras ao longo dos últimos anos. Além disso, destacamos a colaboração na confecção da capa elaborada por Alejandra Suárez, aluna da Universidad de la República-UdelaR, CENUR – Litoral Norte, Sede Paysandú, Uruguay.

A obra é composta por artigos resultantes das conversas realizadas naquele projeto, bem como da transcrição de algumas entrevistas. São 920 páginas com a participação de 63 autores e autoras em 42 textos. Mais que um livro, é um documento significativo que examina a pandemia sobre várias dimensões das Ciências da Comunicação a partir de: “Sentidos em construção e em trajetos”; “Pandemia e aprendizados nos cenários institucionais”; “Pandemia e culturas”; “Pandemia e midiatização da ciência”; “Pandemia, discursos midiáticos e sentidos”; “Pandemia, imaginários e sentidos”; “Pandemia e sentidos em circulação”; “Leituras”; e uma justa homenagem in memoriam ao pesquisador argentino Oscar Traversa, que sempre se fez presente na organização e atividades do CISECO.

Clique aqui para fazer o download do livro.

Avatar

“Acho que os dez anos do Pentálogo traduzem a força proativa da pesquisa universitária conduzida por mestres cientificamente inquietos, mas institucionalmente persistentes, como é o seu caso. O CISECO surfa vitorioso nas dificuldades. Vai continuar ainda que seja grande a onda adversa para a educação e a cultura no momento.”

Muniz Sodré - UFRJ