Tomás German, Afonso Scliar e Angela Zamin
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

 

Resumo

Sob a ótica de um revisionismo (de certa forma) histórico de modelos de cidade que a capital mineira, Belo Horizonte, foi inserida, desde seu planejamento até os dias atuais, analisa-se o Sarau Vira-Lata, encontro itinerante de literatura nos espaços públicos da cidade, como contestador de uma lógica antiparticipativa e ademocrática. Percebe-se que nesse movimento de ocupação há uma promoção da sociabilidade ao valorizar a participação e a democratização dos espaços e das expressões que se dão nele. Para fazê-lo, entrevistas, bem como a efetiva participação em edições do Sarau foram fundamentais, como modo de acessá-lo para a investigação.

 

Abstract

From the perspective of a historical revisionism models of the capital city of Minas Gerais, Belo Horizonte, was inserted, from planning to the present day, we analyze the Sarau Vira-lata, itinerant meeting in public spaces from the city as an oppositional logic of not participate and no democracy. It is noticed that in this occupation movement there is a promotion of sociability when enhance participation and democratization of spaces and expressions made in it. To do it so, interviews, as well as effective participation in issues of the Sarau were fundamental, as a way to access it for research.

 

Texto completo: PDF

 

Avatar

“Acho que os dez anos do Pentálogo traduzem a força proativa da pesquisa universitária conduzida por mestres cientificamente inquietos, mas institucionalmente persistentes, como é o seu caso. O CISECO surfa vitorioso nas dificuldades. Vai continuar ainda que seja grande a onda adversa para a educação e a cultura no momento.”

Muniz Sodré - UFRJ